Prefeitura de Nova Friburgo inicia Conferência de Inteligência Territorial
- Por: PMNF
- 7 de out. de 2015
- 2 min de leitura
A Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, iniciou, nesta terça-feira, 06, a Conferência de Inteligência Territorial da cidade. O evento, que terminará nesta sexta-feira, 09, está sendo realizado na Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), na rua Fernando Bizzotto, 39, Centro, das 9h às 18h. Essa conferência faz parte de uma audiência pública da revisão do Plano Diretor de Nova Friburgo.

Ivison Macedo, secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e o prefeito Rogério Cabral
A cidade sofre mudanças difíceis de prever e a lei que orienta seu destino precisa acompanhá-las. Por essa razão, o plano deve ser revisto a cada 10 anos. A revisão desse plano, além de ser uma obrigatoriedade dos municípios com população superior a vinte mil habitantes, é necessária para adequar os instrumentos de planejamento da política urbana à realidade local.
“O Plano Diretor é super importante para qualquer cidade. Nova Friburgo é uma cidade que nasceu planejada, depois cresceu desordenada para beira de montanhas, beira de rios e, após o desastre, todos puderam ver o quanto a nossa cidade cresceu de maneira irregular. O plano define todas essas ações: para onde a cidade pode e deve crescer, se desenvolver, para onde levar as indústrias, as áreas de proteção ambiental, zoneamento rural para proteger a agricultura do nosso município. Todas essas as ações foram e estão sendo discutidas junto a toda população friburguense. Eu não tenho dúvidas que o Plano Diretor da cidade será novamente premiado, vai ser mais uma vez um dos melhores planos diretores do estado e quem sabe até do país”, disse o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral.

A Conferência de Inteligência Territorial faz parte da audiência pública da revisão do Plano Diretor de Nova Friburgo
O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes, as vocações, os problemas e as potencialidades da cidade. É também um instrumento legal que visa à democratização da moradia digna e a previsão de infraestrutura, tais como transporte, mobilidade e oferta de emprego, e que pode reduzir as desigualdades e trazer oportunidades para dinamizar a economia local.
Logo após a cerimônia da abertura, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Ivison Macedo, iniciou os trabalhos falando sobre o plano. Ivison agradeceu todo o esforço e trabalho da equipe que fez o projeto tornar-se realidade, planejando o desenvolvimento da cidade até 2050 e destacou: “Estamos fazendo o nosso dever de casa. Estamos fazendo todo o zoneamento econômico e ecológico e daí sai todo o nosso trabalho, o trabalho de inteligência hídrica, de serviços ambientais, tudo muito bem definido. Projetos soltos não atendem necessidade, precisam ser integrados e multissetoriais.”
O primeiro dia de conferência ainda contou com um painel destacando o papel da imprensa no desenvolvimento sustentável de Nova Friburgo, com a participação da jornalista Ângela Pedretti; Suzana Barroso, produtora da Rede Intertv; do diretor do Jornal A Voz da Serra, Gabriel Ventura; da assessora de comunicação da secretaria municipal de Educação, Rosa Martire e do subsecretário de Comunicação Social da prefeitura de Nova Friburgo, Bruno Mayer.
Abaixo, conheça a programação principal completa, além da programação de eventos paralelos, ou confira pelo endereço eletrônico www.planodiretornf2014.org.
Comments