top of page

Secretaria se prepara para lançar Sistema Meio Ambiente Digital

  • Fonte: PMNF
  • 3 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

A Prefeitura de Nova Friburgo – região serrana do Rio – através da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, promoveu nesta segunda-feira, 30, uma reunião de apresentação para os seus funcionários – lembrando o Dia Nacional da Inovação comemorado no último mês de outubro, mas que está sendo discutido essa semana em Brasília – do projeto que tratará da implantação do Sistema Meio Ambiente Digital, previsto para ter início ano que vem no município.

Curso preparatório para o lançamento do Sistema Meio Ambiente Digital

O Dia Nacional da Inovação foi criado com a finalidade de incentivar o crescimento tecnológico, científico e intelectual em todos os campos de atuação profissional. A meta para todo o país é que, dentro de pouco tempo, todas as operações sejam realizadas via sistema digital, fazendo com que as pessoas não precisem mais se deslocar fisicamente até os departamentos competentes, tornando os processos mais ágeis e eficientes. Com o nível de tecnologia existente hoje, já é possível pensar desta forma e se planejar para adoção da prática.

A secretaria de Meio Ambiente é dividida em sete subsecretarias, o que permite a execução de um trabalho descentralizado e faz com que cada setor possa elaborar algum projeto além do atendimento ao contribuinte. Com isso, uma das equipes, composta por técnicos especialistas responsáveis pela criação do setor chamado Geomática, conseguiu desenvolver um sistema que agrega todas as informações geoambientais, legais e operacionais que, em breve, estarão disponibilizadas dentro do site da Prefeitura.

Servidores da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável

O Sistema Meio Ambiente Digital propiciará que todo o trâmite dos projetos de engenharia seja feito pela internet, desde o protocolo de entrada, a emissão das guias de pagamento, até as informações geoambientais. Tudo de maneira detalhada, transparente, e em tempo real para proprietários, engenheiros, arquitetos e demais envolvidos no processo. Assim, somente ao final o mesmo precisará ser impresso, o que representará um enorme ganho – primeiro, em meio ambiente, com a economia de papel; depois, com a diminuição significativa dos prazos. A ideia é que o sistema esteja apto a funcionar imediatamente após a aprovação do Plano Diretor, o que deverá acontecer na primeira quinzena de março de 2016, logo após o recesso da Câmara de Vereadores.

De acordo com o secretário da pasta, Ivison Macedo, o sistema integra o projeto de modernização da gestão pública, que é uma iniciativa voltada essencialmente para facilitar o dia a dia do contribuinte. “Com esse projeto, daremos um salto em qualidade. À medida que a prefeitura se fortalece, sobretudo na área de tecnologia, ganhamos numa série de coisas como velocidade, segurança, transparência. A partir da implementação do sistema, a pessoa que desejar acompanhar seus processos online, terá a oportunidade de fazê-lo de qualquer lugar do mundo. Estamos nos preparando para oferecer um serviço de excelência, dentro de um modelo atual, dinâmico e extremamente confiável”, enfatizou o secretário.

Aproximadamente 35 funcionários da secretaria estarão envolvidos diretamente no Sistema Meio Ambiente Digital. O treinamento, que começou essa semana e deverá se estender até o início de janeiro, prevê a implantação do sistema já com a equipe de trabalho treinada e pronta para lidar com a nova ferramenta. Contudo, para aqueles que não possuem acesso à internet ou não tiverem a intenção de se adequar ao novo formato, ainda será possível se dirigir pessoalmente ao setor de atendimento da secretaria para dar andamento aos processos.

Texto: Lorraine Buty


 
 
 

Comentarios


bottom of page